Organizar um evento não é uma tarefa fácil, são muitos detalhes que precisam ser tratados, muitos checklists para serem conferidos, muitas tarefas a serem executadas. Afinal um grande evento não haver imprevistos não é mesmo?
Um dos serviços que acabam ficando para a última hora é a limpeza para eventos. Ela é importante para contribuir com o bem estar, segurança e principalmente com a experiência dos participantes.
Separamos esse guia em categorias para que você possa se organizar melhor, você vai entender o que é preciso fazer antes, durante e depois do evento para que a limpeza seja realizada de maneira adequada e agrade aos convidados.
Também vamos lhe explicar como as empresas terceirizadas trabalham, sendo essa uma boa opção para facilitar a organização do seu evento, confira!
Índice
ToggleA limpeza para eventos é uma parte muito importante, pois você já imaginou ir a um lugar onde existem insetos sobrevoando os alimentos, ou banheiro com mal cheiro, ninguém quer estar num ambiente assim, não é mesmo?
Além do que caminhar por lugares sujos com lixo no chão também pode ser uma experiência bem desagradável, por isso a higiene e arrumação devem ser vistos com bastante atenção.
Mas você já se perguntou como fazer o planejamento da limpeza para eventos e assim obter um excelente resultado? Vamos ao próximo tópico entender mais sobre isso.
O planejamento da limpeza para eventos é essencial para garantir a eficácia nos procedimentos e a objetividade, garantindo assim o melhor resultado. Porém, para atingir essa meta, é preciso conhecer as etapas do planejamento, que vamos falar logo a seguir.
O cuidado com a limpeza para o evento começa antes da recepção dos convidados, reunindo informações sobre o local, e se organizando com o que será necessário para prestar um serviço de qualidade.
Para isso você precisará fazer um planejamento, estruturar muito bem a sua equipe, e claro, verificar quais os materiais que precisará disponibilizar para a realização do trabalho.
O planejamento na limpeza para eventos começa com as informações básicas, como a quantidade de convidados, e principalmente a programação, para saber por exemplo se haverá um buffet disponível full time ou em determinados horários.
Assim como quando determinadas salas estiverem ocupadas, você poderá direcionar melhor a sua equipe para os locais adequados.
No segundo passo, uma visita ao local é essencial para verificar a rede hidráulica. É importante que todos os componentes, como os vasos sanitários, pias, ralos, descargas e torneiras estejam em pleno funcionamento, garantindo a qualidade do serviço prestado.
Também é necessário avaliar o espaço disponível para determinar o número de colaboradores requeridos.
Depois que você já conferiu o local saberá como posicionar a sua equipe para a limpeza do evento. Seguem algumas dicas para te auxiliar neste trabalho:
Por fim não esqueça dos uniformes de identificação, e dos equipamentos de segurança, como luvas e botas, lembre-se de posicionar as lixeiras com coletas seletivas em pontos estratégicos, evitando que algum convidado com maus hábitos descarte o lixo pelo chão ou deixe sob as cadeiras ou outro local inadequado.
Para os banheiros você deve disponibilizar para os convidados papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido para lavar as mãos e álcool gel para desinfetá-las. E para a equipe será necessário sabão líquido, água sanitária e desinfetante.
Já na cozinha não esqueça de detergente e desengordurante, para os demais ambientes um produto multiuso. Além disso, lembre-se dos equipamentos, como vassouras, rodos, esponjas, panos de chão, escovas, baldes e outros, que serão utilizados na limpeza do evento.
Chegada a hora mais importante, a limpeza do evento neste momento é manter tudo limpo, organizado e principalmente cheiroso e sem insetos.
Alguns cuidados precisam ter mais atenção, com agilidade da equipe para evitar que algo desagradável seja percebido pelos convidados, então treine sua equipe para este momento.
A equipe de limpeza do evento deve estar atenta, para manter a higiene e arrumação do local, aqui também separamos algumas dicas para orientações a sua equipe:
Um cuidado na limpeza de evento bastante importante é com o lixo, por isso já falamos que você deve organizar as lixeiras com coletas seletivas antes do evento, uma questão importante é deixar na cozinha um local somente para os resíduos orgânicos, que podem depois serem encaminhados para adubos.
Prepare caçambas separadas para o lixo orgânico, dejetos e reciclável, afinal a sustentabilidade é muito importante, e os eventos que se preocupam com isso além de contribuir com o meio ambiente, também são melhores avaliados pelos participantes.
Comece a faxina pelas mesas e móveis, já direcionando os lixos de maneira adequada, os banheiros e a cozinha vão estar limpos, bastando apenas retirar os lixos e passar um pano, visto que serão atendidos o tempo todo com a conservação e arrumação, por fim a limpeza final do chão e recolher os utensílios e equipamentos utilizados.
A destinação do lixo é parte importante na limpeza de eventos, mas a tarefa não vai ser difícil, pois os resíduos já estarão devidamente separados por caçamba, agora é hora de direcionar corretamente: o orgânico para locais que manipulam estes restos para adubos; os rejeitos para um aterro sanitário e o reciclável para empresas especializadas nisso.
Como pode ver são muitos detalhes que envolvem a limpeza para eventos, mas você pode contratar uma empresa terceirizada para realizar esta parte para você, algumas já são especializadas em cuidar também da reciclagem e destinação dos resíduos. Veja as vantagens:
Eventos precisam de muita programação e organização, assim serviços terceirizados podem ser a saída para que você concentre suas atenções para outras prioridades, dentre os serviços que podem ser terceirizados estão a limpeza para eventos, os carregamentos e os controladores de acesso. Saiba mais:
Fazer a carga e descarga já com supervisionamento, montagem e desmontagem das estruturas em tempo hábil para não prejudicar a programação do evento, e ainda pensando na segurança dos operadores, é uma preocupação que demanda bastante do tempo do organizador, mas uma empresa terceirizada, faz tudo isso e com qualidade.
Falando em segurança no evento, a limpeza, o carregamento, são tão importantes quanto o controle de acesso, que precisa ser realizado por profissionais treinados pois a entrada de qualquer pessoa inadequada pode comprometer muito o sucesso da comemoração ou cerimônia.
Muitos desentendimentos e confusões costumam acontecer já na recepção do local, mas com uma equipe pronta e preparada tudo pode ser resolvido sem chamar a atenção de quem está chegando para prestigiar o evento.
A sugestão para o sucesso do sua comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Atmosfera Serviços que oferece o serviço de limpeza de evento com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.
Contudo, se você está procurando qualidade, técnica e segurança nos serviços para o seu evento, conte com anos de tradição e experiência. A Atmosfera Serviços disponibiliza um departamento específico para atendimento, de serviços para grandes e médios eventos.
Contamos com toda a estrutura de equipamentos necessários para limpeza e asseio de grandes estruturas em estádios de futebol, centros de exposições e arenas de eventos. Entre em contato conosco e FAÇA UM ORÇAMENTO personalizado para sua necessidade.